Ativismo, narrativas e convergência são temas dos GTs do segundo dia do PraxisJor

GT Jornalismo e Ativismos, mediado pelo professor Ismar Capistrano.

 

No segundo dia do Ciclo Internacional Práxis no Jornalismo, outros trabalhos foram apresentados em mais uma sessão dos grupos voltados para esse fim. Como mediadores das apresentações os professores Ismar Capistrano, Gisa Carvalho e Naiana Rodrigues marcaram presença.

Divididos pelas salas do prédio da comunicação, os representantes de cada trabalho apresentaram diante de um pequeno público a motivação de suas pesquisas e o embasamento teórico das mesmas. Os grupos que aconteceram no período da tarde de hoje, 5, reuniram sete produções com as mais variadas temáticas e formas de apresentação. Os temas centrais das equipes de trabalho envolviam Jornalismo e Ativismos, Jornalismo e Narrativas e Jornalismo e Convergências.

As pesquisas apresentadas que estavam inseridas em Jornalismo e Ativismos, mediada pelo professor Ismar Capistrano (FA7), tiveram como títulos de suas produções “Mídia Radical no Cariri: o cordel como meio de comunicação e resistência dos movimentos sociais”, onde a equipe responsável apresentou suas discussões e críticas por meio de cordel. “Experiência de comunicação e economia solidária no âmbito escolar” e “Projeto Voz da Juventude no Assentamento 10 de Abril: Uma experiência em Rádio Comunitária” que são trabalhos voltados para o rádio e o impacto dessa mídia dentro da comunidade e de suas problemáticas.

A pesquisadora Gisa Carvalho (UFMG), que coordenou o grupo de trabalho Jornalismo e Narrativas, acompanhou as discussões acerca das diferentes propostas de linguagem e comunicação pertinente às novas visões no Jornalismo. “O pensamento de Benjamin como método para um jornalismo mais integrado à cidadania” apresentou a dialética de Walter Benjamim, que propõe um jornalismo integral (para cobrir as vozes das minorias). “Os discursos sobre a infância em jornais do Maranhão” retratou as formas de construção discursiva sobre esse tema na mídia.

As produções relacionadas a Jornalismo e Convergências levantaram questões como as diferentes linguagens usadas atualmente e como os grandes veículos do estado do Ceará abordam temas de forte impacto na sociedade cearense. Os trabalhos “Jornalismo mobile: o que os usuários querem” e “Manifestações na mídia online: análise de conteúdo dos portais O Povo e Diário do Nordeste” tiveram a mediação da professora Naiana Rodrigues (UFC).

 

O PraxisJor continua com suas atividades amanhã. Mais grupos de trabalho, mini cursos e oficinas estarão à disposição de seus convidados durante todo o dia.