Palestra com Cremilda Medina inicia o ciclo PraxisJor 2015

O ciclo PráxisJor iniciou suas atividades hoje, 4, no auditório Rachel de Queiroz, com o Seminário Internacional Pensar e Fazer o Jornalismo. A abertura do evento contou com a palestra da professora Cremilda Medina (USP) sobre o tema "Trangressões do Jornalismo", mediada pelo professor Wellington Júnior (UFC).

Em seu discurso, a professora desdobrou o jornal Impressões, produção da disciplina Jornal Laboratório do curso de Jornalismo da UFC, para citar a importância da formação humanística para o jornalista. "O aprendizado técnico e tecnológico não deve sobrepor o humano", pois, segundo a palestrante, "a narrativa jornalística é fundada sob o ego do jornalista". Ela ainda aponta que o jornalista não deve ser um simples divulgador da ciência. "Ele media as demandas científicas e sociais", afirma.

Cremilda Medina ainda comentou sobre as vias de interpretação da notícia, criticando a cobertura da final do Campeonato Cearense no último domingo. "O contato com os sujeitos da narrativa jornalística deve ser buscado", disse, afirmando que as matérias do jogo não traziam interpretação e que o jornalista necessita do aprofundamento da pauta.