Curso de Jornalismo da UFC celebra 50 anos com realização de Seminário Internacional

Lá se vão quase cinco décadas com a missão de formar profissionais dedicados a produzir discursos midiáticos sobre a realidade cotidiana e a construir conhecimento acadêmico. Ao longo de sua existência, o curso de Jornalismo assistiu aos revezes da regulamentação e desregulamentação da profissão de jornalista, à censura imposta pela Ditadura e aos desmandos dos governos democráticos no tocante à educação superior. Foi um tempo de escassez com a ausência de recursos técnicos e humanos, mas também um período de realizações e constante renovação para acompanhar as mudanças sociais. 

 

Neste meio século de vida, o Jornalismo da UFC se orgulha de ter formado ilustres repórteres, editores, assessores de imprensa, designers, diretores de redação, dentre outros, e preocupa-se com a formação da leva de sucessores que assumirá a responsabilidade em contar as histórias nossas de cada. Preocupado com os novos profissionais que serão moldados em suas salas de aula, o curso inicia as comemorações de seu cinquentenário, cuja data oficial é 12 de novembro, com a realização do I Ciclo Internacional Práxis no Jornalismo (PRAXISJOR), que acontecerá entre 4 e 6 de maio. 

Com a temática “Narrativas jornalísticas e subjetividade no contexto ativista e de novas mídias – Jornalismo UFC 50 anos depois!”, o evento irá discutir as transformações vivenciadas pelo Jornalismo nas últimas décadas. A programação está composta por quarto eventos que acontecerão simultaneamente: o Seminário Internacional Pensar e Fazer o Jornalismo, o Encontro Nacional de Iniciação Científica em Jornalismo, a Mostra de Produção Laboratorial em Jornalismo e a IV Semana de Jornalismo UFC, realizada tradicionalmente pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Comunicação (PETCom).

A programação do PRAXISJOR foi pensada de forma a dar vazão à dupla natureza do curso, trazendo assim tanto pesquisadores da área quanto profissionais de renome no mercado. As conferências de abertura do Seminário Internacional, do Encontro Nacional de Iniciação Científica e da Mostra Nacional de Produção Laboratorial serão realizadas, respectivamente, pelos pesquisadores Fausto Neto (UNISINOS), Cremilda Medina (USP) e Milena Szafir (UFC).

Entre os nomes confirmados para as demais atividades do evento estão o pesquisador americano Loup Langton (School of Journalism & Broadcasting), que trata sobre inovação e storytelling, a comunicadora argentina Judith Gerbaldo (Escuela de Ciencias de la Información), que trabalha com rádio comunitária e movimentos sociais, as jornalistas Fernanda da Escóssia (O Globo), especialista em política, Laura Capiglione (Canal Ponte), especialista em segurança pública, justiça e direitos humanos, e Nilson Vargas, editor-chefe multiplataforma do jornal Zero Hora, do grupo gaúcho RBS. 

Segundo o coordenador do curso de Jornalismo, Edgard Patrício, “a realização de um evento a nível internacional se faz necessária a partir dos avanços teóricos e das mudanças nas práticas. Tais modificações serão refletidas no processo de reestruturação curricular que está em andamento, a partir da aprovação das novas Diretrizes Curriculares do Curso de Jornalismo”, avalia. Para relembrar como tudo começou, a professora e fundadora do curso na UFC, Adísia Sá, participará da palestra especial de abertura do evento sobre o Ensino de Jornalismo no Ceará. Momento no qual ela será homenageada pelo pioneirismo e esforço para a manutenção das atividades do curso em seus primeiros momentos. 

INSCRIÇÕES

A participação no evento só acontecerá mediante a realização de inscrições, estas podem ser feitas no site do evento (http://www.praxisjor.ufc.br ) e têm os seguintes valores: 

Entre 14 de abril e 3 de maio, os valores são atualizados: R$70,00 para estudantes e recém-formados, R$ 90,00 para mestrandos e doutorandos e 110,00 para profissionais, mestres, doutores e pesquisadores.