Adísia Sá marca presença no PraxisJor

Recebida por abraços e palavras carinhosas daqueles que um dia foram seus alunos, Adísia Sá chegou na noite de segunda, 4, ao auditório Rachel de Queiroz no Centro de Humanidades II, no campus da UFC no Benifca. A idealizadora do primeiro curso de Jornalismo no Ceará arrancou sorrisos dos participantes do Ciclo Internacional Práxis no Jornalismo durante sua conversa com quem considerou "seus iguais": jornalistas e estudantes de Jornalismo.

A fala de Adísia traduziu muito do sentimento de reconhecimento dentro da profissão. Para a presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI) ainda há charme em se dizer jornalista, mesmo durante os grandes desafios que o profissional encontra hoje em dia. Ela ainda deu dicas para quem está dando os primeiros passos nessa carreira. "Escreva. Escreva todo dia mesmo que você não tenha assunto. Escreva todo dia como se aquele texto fosse ser publicado".

Adísia Sá é sinônimo de pioneirismo. Foi a primeira mulher jornalista do Ceará, a primeira repórter policial feminina e também a primeira jornalista sindicalizada. Por toda sua vida foi integrante ativa do Sindicato de Jornalistas do Ceará (Sindjorce) e da ACI, sendo atualmente presidente desta. Ela pediu maior aproximação dos profissionais às duas instituições.

A mulher pequenina, mas de grande experiência, falou sobre a decisão de se tornar jornalista e a satisfação que essa escolha trouxe para sua vida. Transmitiu o desejo de que todos os envolvidos com o Jornalismo se deslumbrem a cada dia com a prática da profissão e com as recompensas imateriais que ela proporciona. "Uma vez me perguntaram: 'Se você não fossse jornalista, o que você seria?' Eu respondi: seria infeliz".

O curso de Jornalismo da UFC aproveitou a oportunidade para homenagear Adísia, que recebeu simbolicamente uma placa comemorativa das mãos da professora Naiana Rodrigues, integrante mais nova do corpo docente da Universidade.