Processo de seleção

Cada autor poderá submeter no máximo um trabalho como autor principal e um trabalho em coautoria.

Os trabalhos serão avaliados por um comitê científico, específico para cada evento que compõe o Ciclo. Serão levados em consideração para admissão de trabalhos: originalidade do trabalho. vínculo com o campo de estudo, adequação com a temática, adequação teórica e metodológica, clareza, coerência e respeito às exigências da produção científica. 

Custos

O valor da inscrição irá cobrir os custos de publicação das revistas, dos materiais de apoio distribuídos, meios de disseminação web, bem como as merendas de intervalo, e outros custos de organização. Despesas de deslocamentos, alimentação e hospedagem não incluídas. 

Mostra Nacional de Produção Laboratorial em Jornalismo

A Mostra Nacional de Produção Laboratorial em Jornalismo tem como objetivo reunir trabalhos experimentais exclusivamente produzidos por alunos de cursos de Jornalismo. Os trabalhos participantes devem obrigatoriamente ser realizados sob a orientação e/ou supervisão de um ou mais docentes e dentro do espaço acadêmico da Instituição de Ensino Superior. Não é permitida a submissão de produtos desenvolvidos em estágios em empresas, mesmo os que possam ter sido supervisionados pelas universidades, assim como produtos institucionais gerados na IES com a participação de alunos (bolsistas, voluntários ou estagiários). É permitida a inscrição de trabalhos resultantes de extensão, estágio curricular, pesquisa e atividades pedagógicas, desde que realizado no âmbito de uma disciplina acadêmica.

Envio de resumos para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Podem apresentar produtos estudantes graduandos e profissionais graduados.

Áreas de produção

  1. Radiojornalismo
  2. Telejornalismo
  3. Jornalismo Impresso
  4. Jornalismo na Internet
  5. Jornalismo Convergente

Para a inscrição:

RESUMO: Descrição do produto em até 1.000 caracteres, incluindo espaços, em que fiquem explicitados o produto, conteúdo, duração, sistemática de produção, vinculação com disciplinas curriculares. Do resumo deve constar autor, e-mail do autor, instituição à qual o autor está vinculado, área de produção à qual quer submeter a proposta de comunicação, texto da descrição do produto e até cinco palavras-chave. Os resumos devem ser apresentados em Word, Times News Roman, corpo 12, entrelinha simples. Envio para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Compartilhar arquivo digital do produto laboratorial a partir do GoogleDocs (Google Drive), WeTransfer ou Dropbox. Permitir compartilhamento com o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

Encontro Nacional de Iniciação Científica em Jornalismo

Resumos de 2.000 caracteres, incluindo espaços, em que fiquem explicitados o objetivo da comunicação, base empírica, referencial conceitual e metodologia. Do resumo deve constar título, autor, email do autor, instituição a qual o autor está vinculado, GT ao qual quer submeter a proposta de comunicação, texto do resumo e até cinco palavras-chave. Os resumos devem ser apresentados em Word, em Times News Roman, corpo 12, entrelinha simples. Envio de resumos para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Podem apresentar resumos estudantes graduandos e profissionais graduados, de textos ainda inéditos, em apresentações anteriores e publicações. 

Grupos de trabalho

  1. Jornalismo e convergências
  2. Jornalismo e ativismos
  3. Jornalismo e narrativas
  4. Jornalismo e teorias
  5. Jornalismo e éticas
  6. Jornalismo e estéticas

Seminário Internacional Pensar e Fazer o Jornalismo

Resumos até 5.000 caracteres, incluindo espaços, em que fiquem explicitados o objetivo da comunicação, base empírica, referencial conceitual e metodologia. Do resumo deve constar título, autor, e-mail do autor, instituição a qual o autor está vinculado, GT ao qual quer submeter a proposta de comunicação, texto do resumo e até cinco palavras-chave. Os resumos devem ser apresentados em Word, em Times News Roman, corpo 12, entrelinha simples. Envio de resumos para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Podem apresentar resumos mestres e mestrandos, doutores e doutorandos, professores e pesquisadores, de textos ainda inéditos, em apresentações anteriores e publicações. As comunicações mais relevantes do Seminário, a partir de uma análise de seu Comitê Científico, serão publicadas em número especial da Revista Passagens, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará. O texto final da comunicação deve ter entre 25.000 e 35.000 caracteres, incluindo espaços, margens (superior, inferior, esquerda e direita) de 2,0 cm. 

Grupos de trabalho

        A separação das temáticas dos grupos de trabalho obedece mais a uma centralidade da temática do artigo a ser submetido. Compreende-se que, a partir das próprias transformações por que vem passando o Jornalismo, as fronteiras antes delimitadas pelos suportes de produção começam a se mover. Daí a transversalidade como característica da definição dos grupos. 

           

             1. Jornalismo e convergências

        A aproximação dos suportes no processo de produção do Jornalismo. As transformações na linguagem jornalística em plataformas multimídias. A reconfiguração das condições de   produção do Jornalismo. Os processos de convergência na estruturação da empresa jornalística. 

 

             2. Jornalismo e ativismos

        A participação cidadã no processo de produção do Jornalismo. A aproximação entre produção do Jornalismo e movimentos sociais. As redes sociais e a produção do Jornalismo.

 

        3. Jornalismo e narrativas

        Novas possibilidades de narrativas no Jornalismo. A teoria da narrativa como metodologia de análise da produção jornalística. Novos personagens no Jornalismo. Subjetividades e produção de narrativas na produção jornalística.

 

             4. Jornalismo e teorias

        As teorias do Jornalismo frente às transformações no processo de produção. O diálogo entre as teorias do Jornalismo e outros campos do saber. As metodologias de pesquisa no Jornalismo.

 

             5. Jornalismo e éticas

        Condições de produção do Jornalismo e ética. Tecnologias no Jornalismo e ética. A ética e as empresas jornalísticas.

 

            6. Jornalismo e estéticas

Novas visualidades no Jornalismo. A imagem e o fotojornalismo. Performances na produção do Jornalismo.