Seminário Internacional e GTs são destaques no segundo dia de evento

O segundo dia do I Ciclo Internacional Práxis no Jornalismo contou com a abertura do Seminário Internacional Pensar e Fazer o Jornalismo durante a manhã na terça-feira (05) no Centro de Humanidades II da Universidade Federal do Ceará (UFC). Oficinas e grupos de trabalho foram realizados no período da tarde em parceria com o Programa de Educação Tutorial do curso de Comunicação da UFC (PETCom)

Seminário Internacional Pensar e Fazer o Jornalismo

Os palestrantes Loup Langton (professor na Universidade de Kentucky - WKU), Fernanda da Escóssia (ex-editora do jornal O Globo) e Ronaldo Salgado (professor na Universidade Federal do Ceará) deram início às discussões da programação expositiva a partir da temática "Para onde vai a objetividade no Jornalismo?". O diretor institucional do jornal O Povo, Plínio Bortolotti, mediou o debate na perspectiva das discordâncias sobre o discurso imparcial e as subjetividades na produção do conteúdo jornalístico.

Buscando aprofundar o tema, o professor Loup Langton apresentou as possibilidades de manipulação discursiva do material jornalístico a partir de fotografias, enfatizando os diversos sentidos contidos na subjetividade do profissional em jornalismo ao longo da história.

Para concluir a programação do Seminário no segundo dia de PráxisJor, Laura Capriglione (ex-repórter especial da Folha de São Paulo) e Ricardo Jorge Lucena (professor na Universidade Federal do Ceará) trouxeram o debate sobre os Novos Personagens no Jornalismo, destacando a democratização da informação por meio da internet.

Grupos de Trabalho, Oficinas e Minicursos

Jornalismo e Convergências, Jornalismo e Narrativas e Jornalismo e Ativismos foram os temas dos grupos de trabalho realizados no segundo dia de PráxisJor. Para complementar a programação, a VI Semana de Jornalismo da UFC, promovida pelo PETCom, propôs duas oficinas, sendo elas Pauta e Roteiro: como uma notícia pode virar filme, facilitado pelo pesquisador Rafael de Jesus, e Jornalismo Visual e suas possibilidades, com o editor executivo do núcleo de imagem do jornal O Povo, Gil Dicelli.